Indicação nº 437 de 2023
Identificação Básica
Tipo de Matéria Legislativa
Indicação
Ano
2023
Número
437
Data de Apresentação
30/10/2023
Número do Protocolo
Tipo de Apresentação
Escrita
Texto Original
Numeração
Outras Informações
Apelido
Dias Prazo
Matéria Polêmica?
Não
Objeto
Regime Tramitação
Normal
Em Tramitação?
Não
Data Fim Prazo
Data de Publicação
É Complementar?
Não
Origem Externa
Tipo
Número
Ano
Local de Origem
Data
Dados Textuais
Ementa
INDICA A CRIAÇÃO E INSTALAÇÃO DE UM CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO NO ATENDIMENTO INTEGRAL ÀS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E SÍNDROME DE DOWN (T21), COM O OBJETIVO DE ATENÇÃO À SAÚDE, EDUCAÇÃO, ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MANHUAÇU-MG.
Indexação
JUSTIFICATIVA: Atualmente as crianças estão recebendo atendimento médico em local onde não oferece condição e estrutura. Atendendo ao pedido da comunidade solicito a implantação e construção de um espaço com equipe multidisciplinar como Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional, Assistente Social, Psicólogo, Psicopedagogo e Profissional de Educação Física, para crianças e adolescentes com deficiência – e, entre elas, aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Trissomia Livre do 21 (T21), mais conhecida como “Síndrome de Down”. Esse Espaço Multidisciplinar visa, sobretudo, à integração de crianças e adolescentes Autistas e com Síndrome de Down, por meio de um tratamento multidisciplinar oferecido por profissionais capacitados. O atendimento aos dois segmentos apresenta similaridades, pois foca no desenvolvimento da autonomia do menor ao qual determina algumas características física e cognitiva. O paciente apresenta maiores riscos de infecções, comprometimento intelectual e, consequentemente aprendizagem mais lenta, língua hipotônica. A criança com TEA e T21 precisa ser estimulada desde o nascimento para que sejam capazes de vencer as limitações que a vida lhes impõe. Como tem necessidades especificas de saúde e aprendizagem, exige assistência multidisciplinar com o objetivo de habilita-lo para o convívio e a participação social.
Seu objetivo é a busca da felicidade do ser humano. Se a atuação de profissionais pode se fazer concomitantemente nos dois segmentos, pode tornar-se benéfica e elevar a produtividade dos especialistas, considerando ainda a ajuda mútua e aproveitamento das equipes multidisciplinares.
O tratamento é feito por meio de cuidados individuais e paliativos, através de uma intervenção precoce com uma equipe de terapeutas e educadores especiais, que pode tratar a situação da criança, para que ela tenha uma boa evolução e prognostico, mantendo um acompanhamento semanal com fisioterapeuta motora, este profissional pode colaborar especificamente para o desenvolvimento motor da criança, o profissional terá uma boa forma de estimular o desenvolvimento da criança a fim de melhorar o desenvolvimento do sistema nervoso da criança. O trabalho do fonoaudiólogo, com especialização em terapia infantil, tem o objetivo de fortalecer os músculos da face, além de estimular o desenvolvimento cognitivo e da linguagem. O acompanhamento de um fonoaudiólogo deve começar desde o nascimento da criança, em especial, com síndrome de Down, e é de longo prazo. O processo só estará terminado quando a pessoa que tem T21 tiver condições para comunicar o que pensa e sente sem que haja dificuldades de compreensão, e que tenha condições de interagir e conquistar seu espaço na sociedade onde está inserida.
O terapeuta ocupacional com especialização em estimulação sensorial pode ajudar as pessoas a desenvolver, recuperar ou manter habilidades que elas precisam para desempenhar as chamadas atividades da vida diária, levando em conta as particularidades de cada indivíduo, bem como o ambiente em que vivem. Essas habilidades podem incluir, no caso de crianças, comer com colher, beber no copo, usar o banheiro e brincar com brinquedos apropriados para a sua idade, entre outras. Com as crianças, em particular, o terapeuta ocupacional procura atuar tanto na estimulação e aquisição de habilidades motoras finas, intelectuais e afetivas quanto na casa em que elas vivem com sua família. O terapeuta ajuda a criança a se relacionar com o meio, intermediando e facilitando esse encontro – ou seja, ele é um especialista em ajudar as famílias a adaptar o ambiente para que a criança possa viver o dia a dia com confiança e se integrar à vida familiar.
Exigirá, também, a participação da assistência social e do psicopedagogo que fará todo acompanhamento no que diz respeito à distúrbio de comportamento, relação social e aprendizagem da criança e do adolescente.
O profissional de Educação Física e o Psicólogo também tem seu papel importante no acompanhamento/tratamento dessas pessoas. Considerando a multidisciplinaridade do tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Down, a forma de abordagem proposta alcançará maior efetividade e eficiência no desenvolvimento da criança e do adolescente.
É importante ressaltar que o tratamento precoce é de suma importância, podendo modificar a história natural da deficiência, por outro lado, retardar o tratamento ou suspende-lo, pode ter impacto negativo na evolução e consequentemente piora do prognostico, visto que muitas famílias principalmente de baixa renda não possuem condições financeiras para custear/procurar assistência dessa equipe multidisciplinar. Todo o tratamento deve ser continuo, por tempo indeterminado. A falta desse tratamento pode interferir no prognostico e consequentemente na qualidade de vida do paciente e da família. Assim, pedimos ao Poder Executivo Municipal que viabilize o encaminhamento de tal indicação, com sentido de melhorar a qualidade de vida dessas crianças. Diante do exposto, solicitamos aos nobres pares, aprovação da indicação.
Seu objetivo é a busca da felicidade do ser humano. Se a atuação de profissionais pode se fazer concomitantemente nos dois segmentos, pode tornar-se benéfica e elevar a produtividade dos especialistas, considerando ainda a ajuda mútua e aproveitamento das equipes multidisciplinares.
O tratamento é feito por meio de cuidados individuais e paliativos, através de uma intervenção precoce com uma equipe de terapeutas e educadores especiais, que pode tratar a situação da criança, para que ela tenha uma boa evolução e prognostico, mantendo um acompanhamento semanal com fisioterapeuta motora, este profissional pode colaborar especificamente para o desenvolvimento motor da criança, o profissional terá uma boa forma de estimular o desenvolvimento da criança a fim de melhorar o desenvolvimento do sistema nervoso da criança. O trabalho do fonoaudiólogo, com especialização em terapia infantil, tem o objetivo de fortalecer os músculos da face, além de estimular o desenvolvimento cognitivo e da linguagem. O acompanhamento de um fonoaudiólogo deve começar desde o nascimento da criança, em especial, com síndrome de Down, e é de longo prazo. O processo só estará terminado quando a pessoa que tem T21 tiver condições para comunicar o que pensa e sente sem que haja dificuldades de compreensão, e que tenha condições de interagir e conquistar seu espaço na sociedade onde está inserida.
O terapeuta ocupacional com especialização em estimulação sensorial pode ajudar as pessoas a desenvolver, recuperar ou manter habilidades que elas precisam para desempenhar as chamadas atividades da vida diária, levando em conta as particularidades de cada indivíduo, bem como o ambiente em que vivem. Essas habilidades podem incluir, no caso de crianças, comer com colher, beber no copo, usar o banheiro e brincar com brinquedos apropriados para a sua idade, entre outras. Com as crianças, em particular, o terapeuta ocupacional procura atuar tanto na estimulação e aquisição de habilidades motoras finas, intelectuais e afetivas quanto na casa em que elas vivem com sua família. O terapeuta ajuda a criança a se relacionar com o meio, intermediando e facilitando esse encontro – ou seja, ele é um especialista em ajudar as famílias a adaptar o ambiente para que a criança possa viver o dia a dia com confiança e se integrar à vida familiar.
Exigirá, também, a participação da assistência social e do psicopedagogo que fará todo acompanhamento no que diz respeito à distúrbio de comportamento, relação social e aprendizagem da criança e do adolescente.
O profissional de Educação Física e o Psicólogo também tem seu papel importante no acompanhamento/tratamento dessas pessoas. Considerando a multidisciplinaridade do tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Down, a forma de abordagem proposta alcançará maior efetividade e eficiência no desenvolvimento da criança e do adolescente.
É importante ressaltar que o tratamento precoce é de suma importância, podendo modificar a história natural da deficiência, por outro lado, retardar o tratamento ou suspende-lo, pode ter impacto negativo na evolução e consequentemente piora do prognostico, visto que muitas famílias principalmente de baixa renda não possuem condições financeiras para custear/procurar assistência dessa equipe multidisciplinar. Todo o tratamento deve ser continuo, por tempo indeterminado. A falta desse tratamento pode interferir no prognostico e consequentemente na qualidade de vida do paciente e da família. Assim, pedimos ao Poder Executivo Municipal que viabilize o encaminhamento de tal indicação, com sentido de melhorar a qualidade de vida dessas crianças. Diante do exposto, solicitamos aos nobres pares, aprovação da indicação.
Observação