A audiência foi conduzida pelo presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Tomada de Contas do poder legislativo, Cléber Benfica, pelo relator, Administrador Rodrigo, e pela vereadora Rose Mary, suplente na comissão.
A audiência contou com as exposições do contador da Amadeus Consultoria, Gentil Alves Barbosa Filho, da Secretária Municipal de Saúde, Ana Lígia de Assis e de servidores da saúde no município. Também participaram da audiência o Secretário Municipal da Fazenda, Magno Marçal, e servidores do departamento jurídico e contábil da câmara.
Depois de abrir a sessão, o vereador Cléber Benfica passou a palavra para ao contador da Amadeus Consultoria, Gentil Alves Barbosa Filho, auxiliado pelo Secretário Municipal da Fazenda, Magno Marçal. Sendo apresentado os quadros da evolução das receitas e despesas do município. Gentil destacou pontos como o equilíbrio fiscal, as metas fiscais, o cumprimento dos índices legais, dívidas e os gastos com pessoal.
Na sequência, passou-se à palavra à Secretária de Saúde, a qual apresentou dados dos atendimentos e serviços prestados pela pasta no primeiro quadrimestre de 2024.
Ela forneceu aos vereadores informações sobre dados demográficos e morbimortalidade: as principais causas de internação e de mortalidade; situação de Covid 19 no município. Dados da produção de serviços: as ações de vigilância sanitária realizadas, a atenção primária, os atendimentos odontológicos, unidades que possuem equipe de saúde bucal, serviços de atenção domiciliar, equipe E-MULTI, produção policlínica, entre outros aspectos.
Os vereadores presentes manifestaram-se sobre os dados apresentados, buscando esclarecimentos, e colocando-se à disposição para auxílio nas políticas públicas.
Na sequência, passou-se aos pronunciamentos em atendimento ao Requerimento nº 69/2024, a fim de esclarecimentos sobre as medidas que estão sendo tomadas com relação ao surto de dengue e ao número de mortes que vem se agravando no município; bem como acerca da razão do Centro de Hidratação não estar funcionando no período noturno, haja vista a superlotação no atendimento.
Na ocasião, a Secretária Ana Lígia e a equipe de servidores da pasta da saúde prestaram os esclarecimentos acerca da dengue.
Nada mais havendo a tratar, o vereador Cleber declarou encerrada a Audiência.