Resumo (1ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 33ª Legislatura)

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Identificação Básica
Tipo de Sessão: Sessão Ordinária
Abertura: 18/01/2024 - 18:00
Encerramento: 18/01/2024 - 21:20



Conteúdo Multimídia



Mesa Diretora
Presidente: Gilsinho / DC
Vice-Presidente: Allan do Alaor / PSC
Segundo-Secretário: Juninho Enfermeiro / PSC
Primeira-Secretária: Rose Mary / PDT



Lista de Presença na Sessão
Allan do Alaor / PSC
Antônio da Margarida / PSB
Cléber Benfica / PP
Elenilton Martins / PT
Eleonora Maira / Sem partido
Gilmar Cuca / PROS
Gilsinho / DC
Inspetor Juninho Linhares / PMN
Jânio do Catinga / PODE
Jorge do Ibéria / PODE
Juninho Enfermeiro / PSC
Mariley Assistente Social / PP
Rose Mary / PDT
Zé Eugênio / MDB






Expedientes
Oração:

Vereador Gilmar (Cuca) procedeu com o momento da oração.

Expediente do Dia:

PROJETOS PARA CIÊNCIA:

PROJETO DE LEI Nº 86/2023;

PROJETO DE LEI Nº 127/2023;

PROJETO DE LEI Nº 128/2023;

PROJETO DE LEI Nº 02/2024;

PROJETO DE LEI Nº 04/2024;

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 02/2024. 

Leitura de correspondências:

a)  COORDENAÇÃO OPERACIONAL - GESTÃO DE CONTRATOS 

Assunto: Crédito de Recursos Financeiros – Orçamento Geral da União 

Notificamos o crédito de recursos financeiros, sob bloqueio, em 13/12/2023, no valor de R$ 481.104,00 (quatrocentos e oitenta e um mil cento e quatro reais), na conta vinculada ao Contrato de Repasse nº 911876/2021, firmado com o Município de Manhuaçu, assinado em 11/03/2022, no âmbito do Programa Desenvolvimento Regional, Territorial e Urbano, sob a gestão do Ministério das Cidades, que tem por objeto “pavimentação de vias urbanas”. 

Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos. 

Atenciosamente,

Anderson Moreira Santana 

Supervisor de Filial 

Roberta dos Santos Camilo Trisotto 

Gerente de Filial S.E Gerência Executiva de Governo – Governador Valadares

b) GERENCIA EXECUTIVA DE GOVERNO GOVERNADOR VALADARES 

Assunto: Contrato de Repasse celebrado entre o Município de HOSPITAL CESAR LEITE e a Caixa Econômica Federal

Senhor Presidente, 

Em atendimento ao disposto no art. 116, §2º da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, informamos a celebração do Contrato de Repasse destinado à transferência de recursos do Orçamento Geral da União (OGU) nº 946755/2023, Operação 1092208-85, que tem por finalidade reforma de unidade de atenção especializada em saúde. 

O valor repassado é de R$ 2.201.053,00 (dois milhões, duzentos e um mil e cinquenta e três reais), tendo o HOSPITALCESAR LEITE se comprometido a aportar, a título de contrapartida, a quantia de R$ 307,00 (trezentos e sete reais). 

O prazo de vigência do Contrato de Repasse é até 31/12/2027. 

Quaisquer informações adicionais relativas ao Contrato de Repasse referido podem ser obtidas, a qualquer tempo, junto a esta GERENCIA EXECUTIVA DE GOVERNO GOVERNADOR VALADARES. 

Respeitosamente, 

Everton Florêncio Roati Delmaschio 

Assistente Pleno GERENCIA EXECUTIVA DE GOVERNO GOVERNADOR VALADARES 

Cleber Roberval Salvador Oliveira Gerente de Filial GERENCIA EXECUTIVA DE GOVERNO GOVERNADOR VALADARES

c) Ofício 884/2023 – GABINETE DEPUTADO ESTADUAL ADRIANO ALVARENGA 

Tendo em vista parceria junto a essa Prefeitura Municipal e aos Vereadores Mariley do Carmo Batista Lopes e Roberto Natalino Júnior, no intuito genuíno em atender aos manhuaçuenses, informo que as indicações cujo objetos são "Kit Feira Livre" e "Kit lnsumos (Hortaliças)" foram cadastradas no sistema SIGCON sob os n°132716 e n°132759, respectivamente. 

Ressalto ainda que, o Cadastro Geral de Convenentes (CAGEC) deve estar sempre regularizado para que a indicação não apresente impedimento de Ordem Técnica. 

O objetivo principal da gestão deste Parlamentar é a busca em garantir o acesso a serviços públicos de qualidade para todos os mineiros, destacando que este Gabinete está à disposição para viabilizar as demandas recebidas, dentro do que couber e dar agilidade dentro dos trâmites pertinentes. 

Deputado Estadual Adriano Alvarenga. 

d) OFÍCIO N°: 483/2023 – SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO

ASSUNTO: Encaminhamento de Relação de Processos Seletivos e Contratações Temporárias nos Termos da Lei Municipal n° 2.418/2004 e n° 4.357/2023.

 

 

Leitura, discussão e votação das atas das sessões anteriores:

a)  Ata 22ª Reunião das Comissões, realizada no dia 05/12/2023: APROVADA.

b)  Ata 22ª Sessão Ordinária, realizada no dia 07/12/2023: APROVADA.

 

Ordem do dia:

PROJETOS DE LEI PARA CIÊNCIA E URGÊNCIA:

PROJETO DE LEI Nº 01/2024 + EMENDA 02/2024:

A solicitação de urgência foi colocada em votação e APROVADA, com exceção do vereador Cleber que se manifestou contrário à urgência do referido projeto.

Após discussão, foi apresentada pelo vereador Cleber Benfica proposta de emenda nº 03/2024, que suprime o art. 10,  e as seguintes comissões apresentaram PARECER FAVORÁVEL à aprovação do referido Projeto de Lei juntamente com a Emenda  nº03/2024:

a) Comissão de Constituição, Justiça e Redação;

b) Comissão de Orçamento, Finanças e Tomada de Contas;

c) Comissão de Defesa dos Direitos do Servidor Público.

Após manifestação dos pareceres das comissões, passou-se à votação do Projeto de Lei, que foi APROVADO.

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 01/2024:

A solicitação de urgência foi colocada em votação e APROVADA.

As seguintes comissões apresentaram PARECER FAVORÁVEL à aprovação do referido Projeto:

a) Comissão de Constituição, Justiça e Redação;

b) Comissão de Orçamento, Finanças e Tomada de Contas;

c) Comissão de Defesa dos Direitos do Servidor Público.

Após manifestação dos pareceres das comissões, passou-se à discussão do Projeto de Resolução e posteriormente a votação do mesmo, que foi APROVADO.

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 03/2024:

A solicitação de urgência foi colocada em votação e APROVADA.

As seguintes comissões apresentaram PARECER FAVORÁVEL à aprovação do referido Projeto:

a) Comissão de Constituição, Justiça e Redação;

b) Comissão de Orçamento, Finanças e Tomada de Contas;

c) Comissão de Defesa dos Direitos do Servidor Público.

Após manifestação dos pareceres das comissões, passou-se à discussão do Projeto de Resolução e posteriormente a votação do mesmo, que foi APROVADO.

PROJETO DE LEI Nº 03/2024:

A solicitação de urgência foi colocada em votação e APROVADA.

As seguintes comissões apresentaram PARECER FAVORÁVEL à aprovação do referido Projeto de Lei:

a) Comissão de Constituição, Justiça e Redação;

b) Comissão de Orçamento, Finanças e Tomada de Contas;

c) Comissão de Defesa dos Direitos do Servidor Público.

Após manifestação dos pareceres das comissões, passou-se à discussão do Projeto de Lei e posteriormente a votação do mesmo, que foi APROVADO.

PROJETO DE LEI Nº 05/2024:

A solicitação de urgência foi colocada em votação e APROVADA.

As seguintes comissões apresentaram PARECER FAVORÁVEL à aprovação do referido Projeto de Lei:

a) Comissão de Constituição, Justiça e Redação;

b) Comissão de Orçamento, Finanças e Tomada de Contas;

c) Comissão de Defesa dos Direitos do Servidor Público.

Após manifestação dos pareceres das comissões, passou-se à discussão do Projeto de Lei e posteriormente a votação do mesmo, que foi APROVADO.

PROJETO DE LEI Nº 06/2024:

A solicitação de urgência foi colocada em votação e APROVADA.

As seguintes comissões apresentaram PARECER FAVORÁVEL à aprovação do referido Projeto de Lei:

a) Comissão de Constituição, Justiça e Redação;

b) Comissão de Orçamento, Finanças e Tomada de Contas;

c) Comissão de Direitos Humanos, Trabalho e Desenvolvimento Social.

Após manifestação dos pareceres das comissões, passou-se à discussão do Projeto de Lei e posteriormente a votação do mesmo, que foi APROVADO.

PROJETOS DE LEI EM 2ª DISCUSSÃO:

PROJETO DE LEI Nº 116/2023:

As seguintes comissões apresentaram PARECER FAVORÁVEL à aprovação do referido Projeto de Lei:

a) Comissão de Constituição, Justiça e Redação;

b) Comissão de Orçamento, Finanças e Tomada de Contas;

c) Comissão de Educação, Cultura e Esporte.

Após manifestação dos pareceres das comissões, passou-se à discussão e votação do referido Projeto, que foi APROVADO por unanimidade dos presentes.

PROJETO DE LEI Nº 117/2023:

As seguintes comissões apresentaram PARECER FAVORÁVEL à aprovação do referido Projeto de Lei:

a) Comissão de Constituição, Justiça e Redação;

b) Comissão de Orçamento, Finanças e Tomada de Contas;

c) Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

Após manifestação dos pareceres das comissões, passou-se à discussão e votação do referido Projeto, que foi APROVADO por unanimidade dos presentes.

PROJETO DE LEI Nº 119/2023:

As seguintes comissões apresentaram PARECER FAVORÁVEL à aprovação do referido Projeto de Lei:

a) Comissão de Constituição, Justiça e Redação;

b) Comissão de Orçamento, Finanças e Tomada de Contas;

c) Comissão de Defesa dos Direitos do Servidor Público.

Após manifestação dos pareceres das comissões, passou-se à discussão e votação do referido Projeto, que foi APROVADO por unanimidade dos presentes.

PROJETOS DE LEI EM 1ª DISCUSSÃO:    

PROJETO DE LEI Nº 122/2023;

PROJETO DE LEI Nº 123/2023: Sr. Valdeci Assis, representante da empresa Viação União, esteve presente para esclarecer dúvidas sobre o Projeto;

PROJETO DE LEI Nº 124/2023.

 

 

 

 

Prestação de Contas:

Prestação de Contas da Câmara de Manhuaçu, meses de NOVEMBRO e DEZEMBRO de 2023:

Diego Vila Real de Andrade, Contador e Aldrin Teodoro Dutra, Assessor Contábil.

Apreciação e discussão das matérias pelo Plenário:

Vereadora Mariley apresentou dois Requerimentos verbais, a saber, Requerimento nº 12/2024, que "solicita, junto ao DNIT, a revitalização das faixas de pedestres da BR-262 que se situam no perímetro urbano de Manhuaçu/MG e dos distritos ... solicita, ainda, informações acerca da previsão da revitalização citada, destacando a urgência da medida" e Requerimento nº 13/2024, que "solicita, junto à EcoRioMinas, a instalação de redutores de velocidade (quebra molas) na BR-116 no Km próximo ao Posto de Gasolina do Córrego Vila de Fátima, Distrito de São Sebastião do Sacramento... solicita, ainda, informações acerca da previsão da instalação de tais redutores no citado local, destacando a urgência da medida." A vereadora pediu o apoio dos colegas para que os Requerimentos citados fossem assinados por todos devido à importência do tema.

Vereadora Mariley apresentou ainda o Requerimento nº 17/2024, que "Requer ao Poder Executivo Municipal informações acerca das medidas que serão tomadas quanto à drenagem fluvial no bairro Santa Terezinha neste município, a fim de melhorar o processo de controle e gerenciamento das águas da chuva e não mais ocasionar danos aos munícipes que ali residem."

Vereadora Eleonora apresentou o Requerimento nº 14/2024 que " Requer ao Poder Executivo Municipal esclarecimentos acerca da razão de resposta dos requerimentos não terem sido enviadas a esta Casa Legislativa depois de transcorrido, em muito, o prazo devido. Renovando-se, novamente - com a urgência que o assunto chegou - o pedido para que o município encaminhe a respostas sobre todos os requerimentos mencionados neste pedido."; Requerimento nº 15/2024 que "Reitera-se, o Requerimento nº 88/2023, requerendo ao Executivo Municipal, através da Secretaria Competente, o esclarecimento dos seguintes aspectos acerca do pagamento de adicional de insalubridade no funcionalismo público do município" e Requerimento nº 16/2024, assinado também pela vereadora Mariley, que "Requerem à Viação União e a Viação Vale do Piranga cópia do contrato de concessão de transporte público coletivo firmado com o Poder Executivo de Manhuaçu/MG."

Vereadora Jânio apresentou Requerimento nº 18/2024 que "Reitera-se o pedido de esclarecimentos acerca de suas emendas impositivas ao orçamento de 2022 e de 2023, notadamente, com o esclarecimento sobre os seguintes aspectos: • Que seja informado se os valores oriundos das citadas emendas impositivas foram repassados para as ações indicadas; • Indicação de quais emendas impositivas foram devidamente cumpridas e quais não foram; • Indicação de quando as emendas não cumpridas serão atendidas, haja vista o término do prazo para cumprimento."

Vereador Cleber apresentou Moção de repúdio nº 31/2024 CONTRA congelamento de salários dos servidores públicos pelo mesmo período de adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), cuja adoção depende da autorização da Assembleia Legislativa por meio do Projeto de Lei nº 1209/2019.

Vereador Linhares apresentou Requerimento nº 19/2024, que "Reitera-se o pedido de esclarecimentos acerca da planilha de custos detalhada acerca dos gastos com a reforma do Postinho Catuaí." e destacou que na segunda-feira, dia 22 de janeiro de 2024, às 15horas, os vereadores irão se reunir na Câmara de Manhuaçu juntamente com representantes do poder Executivo e demais interessados para tratar do Projeto de Lei nº 113/2023, que trata do tema bolsa atleta.

 

Palavra Franca:

Vereador Gilmar fez a leitura de ofício enviado pelo Dr. Antônio José Martins em agradecimento à Moção de Reconhecimento e Aplauso que recebeu desta Casa.

Por fim, o Presidente Gílson César destacou obras realizadas e outras em andamento no distrito de Vila Nova.

Nada mais havendo a tratar, a sessão foi declarada encerrada pelo Presidente.




Matérias do Expediente
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Projeto de Lei nº 86 de 2023
Autor: Rose Mary
Número de Protocolo: 477
Dispõe sobre nomeação da escadaria "São Judas Tadeu" e dá outras providências.


Obs.: CIÊNCIA
Matéria não lida
2 - Projeto de Lei nº 127 de 2023
Autores: Administrador Rodrigo, Cléber Benfica, Elenilton Martins, Kelson Santos
Número de Protocolo: 812
Declara a ASSOCIAÇÃO DESPORTIVO DE MANHUAÇU E REGIÃO, como Entidade de Reconhecida Utilidade Pública Municipal.


Obs.: CIÊNCIA
Matéria não lida
3 - Projeto de Lei nº 128 de 2023
Autor: Administrador Rodrigo
Número de Protocolo: 814
Declara o GRUPO ESCOTEIRO 167 REPUBLICA MANHUASSU, como Entidade de Reconhecida Utilidade Pública Municipal.


Obs.: CIÊNCIA
Matéria não lida
4 - Projeto de Lei nº 2 de 2024
Autor: Maria Imaculada Dutra Dornelas - Prefeita Municipal
Número de Protocolo: 9
"Altera o contrato de consórcio público do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata - CISAB ZONA DA MATA e dá outras providências."


Obs.: CIÊNCIA
Matéria não lida
5 - Projeto de Lei nº 4 de 2024
Autor: Maria Imaculada Dutra Dornelas - Prefeita Municipal
Número de Protocolo: 12
“Ratifica, na forma do art. 12 da Lei n. 11.107, de 6 de abril de 2005, a extinção do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Socioambiental e Infraestrutura.”


Obs.: CIÊNCIA
Matéria não lida
6 - Projeto de Resolução nº 2 de 2024
Autor: Biênio 2023/2024
Número de Protocolo: 11
"Fixa os subsídios dos Vereadores do município de Manhuaçu/MG, para a XXXIVª Legislatura, ano 2025 a 2028, e dá outras providências."


Obs.: CIÊNCIA
Matéria não lida
7 - Apresentação nº 1 de 2024
Autor: Poder Legislativo Municipal
Prestação de Contas novembro e dezembro de 2023.
Matéria lida



Lista de Presença na Ordem do Dia
Allan do Alaor / PSC
Antônio da Margarida / PSB
Cléber Benfica / PP
Elenilton Martins / PT
Eleonora Maira / Sem partido
Gilmar Cuca / PROS
Gilsinho / DC
Inspetor Juninho Linhares / PMN
Jânio do Catinga / PODE
Jorge do Ibéria / PODE
Juninho Enfermeiro / PSC
Mariley Assistente Social / PP
Rose Mary / PDT
Zé Eugênio / MDB



Matérias da Ordem do Dia
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Projeto de Lei nº 1 de 2024
Autor: Biênio 2023/2024
Número de Protocolo: 8
“Altera a Lei Nº 3.472, de 22 de abril de 2015, que Dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores Públicos da Câmara Municipal de Manhuaçu, o estímulo à qualificação profissional e contribuição ao desenvolvimento das funções do Poder Legislativo Municipal, com relação a direitos e obrigações de servidores conforme estipulado, autoriza a contratação de estagiários e dá outras providências”


Obs.: CIÊNCIA e URGÊNCIA
Aprovada
2 - Emenda a Projeto de Lei nº 2 de 2024
Autor: Juninho Enfermeiro
Número de Protocolo: 18
Emenda modificativa ao PL 1/2024 que "altera a redação do art. 9º do projeto do Executivo 1/2024.


Obs.: CIÊNCIA e URGÊNCIA
Aprovada
3 - Emenda a Projeto de Lei nº 3 de 2024
Autor: Cléber Benfica
Suprime a redação do Art. 10 do Projeto de Lei de autoria da Mesa Diretora nº 1/2024
Aprovada
4 - Projeto de Resolução nº 1 de 2024
Autor: Biênio 2023/2024
Número de Protocolo: 7
“Concede revisão geral anual e ganho real nos vencimentos dos servidores efetivos e comissionados, inativos e pensionistas do Poder Legislativo Municipal, nos termos de que trata o art. 37, Inc. “X” da Constituição Federal e art. 111 da Lei Orgânica do Município de Manhuaçu, Estado de Minas Gerais, para o exercício financeiro de 2024 e contém outras providências”.


Obs.: CIÊNCIA e URGÊNCIA
Aprovada
5 - Projeto de Resolução nº 3 de 2024
Autor: Biênio 2023/2024
Número de Protocolo: 15
“Dispõe sobre a concessão de retribuição financeira por progressão horizontal na carreira ao servidor efetivo que menciona e contém outras providências”


Obs.: CIÊNCIA e URGÊNCIA
Aprovada
6 - Projeto de Lei nº 123 de 2023
Autor: Maria Imaculada Dutra Dornelas - Prefeita Municipal
Número de Protocolo: 692
“Autoriza a concessão de subsídio tarifário temporário as concessionárias do transporte coletivo público urbano e distrital de passageiros do município de Manhuaçu - MG.”


Obs.: 1ª Discussão
Matéria lida
7 - Projeto de Lei nº 3 de 2024
Autor: Maria Imaculada Dutra Dornelas - Prefeita Municipal
Número de Protocolo: 10
Autoriza o município de Manhuaçu (MG) a conceder o pagamento de gratificação por desempenho de saúde bucal na atenção primária a Saúde-APS e dá outras providencias.


Obs.: CIÊNCIA e URGÊNCIA
Aprovada
8 - Projeto de Lei nº 6 de 2024
Autor: Maria Imaculada Dutra Dornelas - Prefeita Municipal
Número de Protocolo: 14
“Altera o anexo I da Lei nº 3.548 de 04 de dezembro de 2015 e dá outras providências”.(Aluguel Social)


Obs.: CIÊNCIA e URGÊNCIA
Aprovada
9 - Projeto de Lei nº 5 de 2024
Autor: Maria Imaculada Dutra Dornelas - Prefeita Municipal
Número de Protocolo: 13
“Dispõe sobre alterações na Lei n.º 3.372, de 10 de março de 2014, e dá outras providências.” (cria cargo de coordenador técnico - saae)
Aprovada
10 - Projeto de Lei nº 116 de 2023
Autor: Administrador Rodrigo
Número de Protocolo: 615
Institui no Calendário Oficial do Município o evento ''Open de Taekwondo'', a ser realizado anualmente no mês e setembro e dá outras providências.


Obs.: 2ª DISCUSSÃO e VOTAÇÃO
Aprovada
11 - Projeto de Lei nº 117 de 2023
Autor: Administrador Rodrigo
Número de Protocolo: 616
Institui a Semana "Mais Mulheres" a ser realizada anualmente no mês de maio no município de Manhuaçu e dá outas providências.


Obs.: 2ª DISCUSSÃO e VOTAÇÃO
Aprovada
12 - Projeto de Lei nº 119 de 2023
Autor: Maria Imaculada Dutra Dornelas - Prefeita Municipal
Número de Protocolo: 638
“Altera o art. 6º da Lei Municipal nº 4.366, de 10 de julho de 2023”.


Obs.: 2ª DISCUSSÃO e VOTAÇÃO
Aprovada
13 - Projeto de Lei nº 122 de 2023
Autor: Administrador Rodrigo
Número de Protocolo: 691
"Institui no Calendário Oficial do Município o evento 'MARATONA DE MOUNTAIN BIKE XCC E XCM DE MANHUAÇU', a ser realizado anualmente no mês de abril e dá outras providências".


Obs.: 1ª DISCUSSÃO
Matéria lida
14 - Projeto de Lei nº 124 de 2023
Autor: Maria Imaculada Dutra Dornelas - Prefeita Municipal
Número de Protocolo: 698
“Autoriza o repasse de recursos financeiros à Associação e Ação Social do Bairro São Vicente e contém outras providências.”


Obs.: 1ª DISCUSSÃO
Matéria lida
15 - Requerimento nº 1 de 2024
Autores: Inspetor Juninho Linhares, Administrador Rodrigo, Allan do Alaor, Antônio da Margarida, Carlinho da Mercearia, Cléber Benfica, Elenilton Martins, Eleonora Maira, Gilmar Cuca, Gilsinho, Jânio do Catinga, Jorge do Ibéria, Juninho Enfermeiro, Kelson Santos, Mariley Assistente Social, Rose Mary, Zé Eugênio
Requeiro ao Presidente desta Casa, na forma regimental, ouvido o Plenário, que a Câmara Municipal delibere sobre o apoio a Emenda da Constituição Estadual que dá nova redação ao caput do artigo 24 da Constituição do Estado e acrescenta os § 11 e 12 ao mesmo diploma legal:
Aprovada
16 - Requerimento nº 2 de 2024
Autor: Eleonora Maira
Requer ao Executivo Municipal informações acerca de suas emendas impositivas ao orçamento de 2022 e 2023, notadamente, com esclarecimento sobre os seguintes aspectos: Indicação do motivo do não pagamento das emendas impositivas de 2022 e 2023 destinadas para a FUNDAÇÃO MARIA RAINHA DA PAZ; Indicação de quando serão realizados os repasses das emendas destinadas para a FUNDAÇÃO MARIA RAINHA DA PAZ, haja vista o término do ano de 2023 e, portanto, do prazo para cumprimento.
Aprovada
17 - Requerimento nº 3 de 2024
Autor: Juninho Enfermeiro
Considerando que através de emenda impositiva ao orçamento do exercício de 2023 (Conforme anexo à Lei Municipal nº 4.309, de 20 de dezembro de 2022), este parlamentar destinou R$ 20. 116, 02 como subvenção social ao Conselho Tutelar do município com a finalidade de custear a aquisição de bens duráveis como cadeiras, mesas, armários, computadores e outros materiais afins que o referido órgão público necessita; Requer à Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social de Manhuaçu esclarecimento se foi adquirido os bens permanentes necessário com o valor oriundo da referida emenda ou que se apresente a razão de, até a presente data, não ter sido adquirido tais bens para o Conselho Tutelar, com a verba impositiva destinada por este parlamentar que subscreve. Solicita, ainda, que tais respostas sejam acompanhadas dos documentos comprobatórios pertinentes.
Aprovada
18 - Requerimento nº 4 de 2024
Autor: Allan do Alaor
Requer informações e esclarecimento por parte do Secretário Municipal de Saúde Interino do Município de Manhuaçu, sobre as tratativas a fim de contratação com o conceituado médico Dr. Antônio José Martins de Oliveira Lima, visando o atendimento no ano vindouro junto ao Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS e Centro de Testagem e Aconselhamento em ISTs (SAE – CTA).
Aprovada
19 - Requerimento nº 5 de 2024
Autor: Allan do Alaor
Requer que informações e esclarecimento por parte do Secretário Municipal de Saúde Interino do Município de Manhuaçu, sobre os exames de colinesterase e hemograma, bioquímica sérica com função renal, provas de função hepática, triagem toxicológica de urina, concentração de álcool sérico, lactato sérico e glicemia, dos agente de combate às endemias do município de Manhuaçu, no laboratório de referência conforme preconiza a legislação.
Aprovada
20 - Requerimento nº 6 de 2024
Autor: Allan do Alaor
Requer informações e esclarecimento por parte do Secretário Municipal de Saúde Interino do Município de Manhuaçu, sobre o cumprimento do art. 9º, § 4º, da Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, por parte da Secretaria Municipal de Saúde no que tange aos agentes de saúde e endemias do município de Manhuaçu.
Aprovada
21 - Requerimento nº 7 de 2024
Autor: Allan do Alaor
Requer informações e esclarecimento por parte da COORDENAÇÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE, sobre os exames de colinesterase e hemograma, bioquímica sérica com função renal, provas de função hepática, triagem toxicológica de urina, concentração de álcool sérico, lactato sérico e glicemia, dos agentes de combate às endemias do município de Manhuaçu, no laboratório de referência conforme preconiza a legislação.
Aprovada
22 - Requerimento nº 8 de 2024
Autor: Allan do Alaor
Requer informações e esclarecimentos por parte da COORDENAÇÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE sobre o cumprimento do art. 9ºA, § 4º, da Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006 por parte da Secretaria Municipal de Saúde no que tange aos agentes de saúde e endemias do município de Manhuaçu.
Aprovada
23 - Requerimento nº 9 de 2024
Autor: Allan do Alaor
Requer informações e esclarecimentos por parte da COORDENAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA sobre o cumprimento do art. 9ºA, § 4º, da Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006 por parte da Secretaria Municipal de Saúde no que tange aos agentes de saúde e endemias do município de Manhuaçu.
Aprovada
24 - Requerimento nº 10 de 2024
Autor: Allan do Alaor
Requer maiores informações e esclarecimento por parte da COORDENAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA sobre a ausência de comunicação entre a atenção básica e os operadores da saúde.
Aprovada
25 - Requerimento nº 11 de 2024
Autor: Allan do Alaor
Requer informações por parte do CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL acerca do por que da prática reiterada, ostensiva e criminosa da existência empecilhos quanto ao pagamento de emenda impositiva as entidades que não possuem sede física, enquanto outras entidades que possuem sede física não sofrem a mesma perseguição, bem como qual a Lei e artigo que obriga as entidades a terem sede física.
Aprovada
26 - Requerimento nº 12 de 2024
Autor: Poder Legislativo Municipal
Os parlamentares desta Egrégia Casa Legislativa, dentro do que prevê Regimento Interno do Poder Legislativo e Lei Orgânica Municipal, vêm expor os fatos abaixo e requer as seguintes informações: Considerando o recapeamento da BR-262 no perímetro urbano de Manhuaçu/MG; Considerando que a partir da via restaurada, os motoristas tendem a transitar em velocidades elevadas; Pleiteamos, junto ao DNIT, a revitalização das faixas de pedestres da BR-262 que se situam no perímetro urbano de Manhuaçu/MG e dos distritos, dada a ímpar relevância da medida para a segurança no trânsito e a consequente preservação de vidas humanas. Solicitamos, ainda, informações acerca da previsão da revitalização citada, destacando a urgência da medida.
Aprovada
27 - Requerimento nº 13 de 2024
Autor: Poder Legislativo Municipal
Os parlamentares desta Egrégia Casa Legislativa, dentro do que prevê Regimento Interno do Poder Legislativo e Lei Orgânica Municipal, vêm expor os fatos abaixo e requer as seguintes informações: Considerando os altos índices de acidentes na BR-116, próximo ao Córrego Vila de Fátima, no Distrito de São Sebastião do Sacramento, Manhuaçu/MG, conforme se encaminha, a título de exemplo, reportagens de ocorridos no local; [...]Pleiteamos, junto à EcoRioMinas, a instalação de redutores de velocidade (quebra molas) na BR-116 no Km próximo ao Posto de Gasolina do Córrego Vila de Fátima, Distrito de São Sebastião do Sacramento, dada a ímpar relevância da medida para a segurança no trânsito e a consequente preservação de vidas humanas. Solicitamos, ainda, informações acerca da previsão da instalação de tais redutores no citado local, destacando a urgência da medida.
Aprovada
28 - Requerimento nº 14 de 2024
Autor: Eleonora Maira
Requer ao Poder Executivo Municipal esclarecimentos acerca da razão de resposta dos requerimentos não terem sido enviadas a esta Casa Legislativa depois de transcorrido, em muito, o prazo devido. Renovando-se, novamente - com a urgência que o assunto chegou - o pedido para que o município encaminhe a respostas sobre todos os requerimentos mencionados neste pedido.
Aprovada
29 - Requerimento nº 15 de 2024
Autor: Eleonora Maira
Reitera-se, o Requerimento nº 88/2023, requerendo ao Executivo Municipal, através da Secretaria Competente, o esclarecimento dos seguintes aspectos acerca do pagamento de adicional de insalubridade no funcionalismo público do município: I) Se a contratação da segunda colocada no processo licitatório nº 024/2022 foi efetivada. Caso afirmativo, que seja informado quando o laudo acerca da insalubridade no serviço público municipal será concluído, requerendo, desde já, após tal finalização, a remessa desse a essa Casa Legislativa; II) A razão de diversos servidores que fazem jus ainda não receberem o adicional de insalubridade; III) O quantitativo de servidores que irão receber o adicional de insalubridade, em especial, dos setores de Obras, Saúde e SAMAL.
Aprovada
30 - Requerimento nº 16 de 2024
Autores: Eleonora Maira, Mariley Assistente Social
Requerem à Viação União e a Viação Vale do Piranga cópia do contrato de concessão de transporte público coletivo firmado com o Poder Executivo de Manhuaçu/MG.
Aprovada
31 - Requerimento nº 17 de 2024
Autor: Mariley Assistente Social
Requer ao Poder Executivo Municipal informações acerca das medidas que serão tomadas quanto à drenagem fluvial no bairro Santa Terezinha neste município, a fim de melhorar o processo de controle e gerenciamento das águas da chuva e não mais ocasionar danos aos munícipes que ali residem
Aprovada
32 - Requerimento nº 18 de 2024
Autor: Jânio do Catinga
Considerando que ambos os requerimentos acima citados, em violação ao disposto no art. 26, §2º da Lei Orgânica Municipal de Manhuaçu/MG, não foram respondidos até a presente data. Estando, portanto, sujeitos ao que dispõe o §3º do citado artigo, ou seja, intervenção do Poder Judiciário; Reitera-se o pedido de esclarecimentos acerca de suas emendas impositivas ao orçamento de 2022 e de 2023, notadamente, com o esclarecimento sobre os seguintes aspectos: • Que seja informado se os valores oriundos das citadas emendas impositivas foram repassados para as ações indicadas; • Indicação de quais emendas impositivas foram devidamente cumpridas e quais não foram; • Indicação de quando as emendas não cumpridas serão atendidas, haja vista o término do prazo para cumprimento.
Aprovada
33 - Requerimento nº 19 de 2024
Autor: Inspetor Juninho Linhares
Considerando que, através do Requerimento nº 132/2023, o vereador que este subscreve solicitou planilha de custos detalhada acerca dos gastos com a reforma do Postinho Catuaí, em especial, com o mobiliário adquirido para o local; Considerando que em resposta a tal pleito, através do ofício 087/2023, recebido nesta Casa Legislativa em 29/11/2023, sob protocolo nº 680/2023, a Secretária de Municipal de Governo encaminhou ofício em que o Secretário de Municipal de Planejamento solicita e informa que: “prorrogação para que a resposta seja dada por completo, no presente momento o imobiliário está sendo adquirido e por este motivo não conseguirmos detalhar os gastos”. Considerando o lapso temporal transcorrido desde então, bem como o término do prazo de prorrogação previsto no art. 26, §3º da Lei Orgânica do Município de Manhuaçu/MG – quinze dias; Reitera-se o pedido de esclarecimentos acerca da planilha de custos detalhada acerca dos gastos com a reforma do Postinho Catuaí.
Aprovada
34 - Moção nº 1 de 2024
Autor: Poder Legislativo Municipal
Moção de Pesar pelo falecimento do Sr. Sebastião Onofre Carvalho.
Aprovada
35 - Moção nº 2 de 2024
Autor: Poder Legislativo Municipal
Moção de Pesar pelo falecimento de Jackson Roberto Gomes de Arruda, ocorrido em 11/12/2023.
Aprovada
36 - Moção nº 3 de 2024
Autores: Eleonora Maira, Inspetor Juninho Linhares, Rose Mary
Moção de pesar pelo falecimento do Sr. Anderson Lutfala, ocorrido em 14/12/2023.
Aprovada
37 - Moção nº 4 de 2024
Autores: Inspetor Juninho Linhares, Eleonora Maira, Gilmar Cuca, Juninho Enfermeiro
Moção de Pesar pelo falecimento do Sr. Mauro José da Silveira, ocorrido em 14/12/2023.
Aprovada
38 - Moção nº 5 de 2024
Autor: Rose Mary
Moção de Pesar pelo falecimento da Sra. Ajinaim Slaib Gantus, ocorrido em 19/12/2023.
Aprovada
39 - Moção nº 6 de 2024
Autor: Kelson Santos
Moção de Pesar pelo falecimento da Sra. Maria Martins Berto.
Aprovada
40 - Moção nº 7 de 2024
Autor: Allan do Alaor
Moção de Pesar pelo falecimento da Sra. Selma das Graças Mendes Conceição, ocorrido em 20/12/2023.
Aprovada
41 - Moção nº 8 de 2024
Autor: Administrador Rodrigo
Moção de Pesar pelo falecimento do Sr. José Marques Baia, ocorrido em 24/12/2023.
Aprovada
42 - Moção nº 9 de 2024
Autor: Juninho Enfermeiro
Moção de Reconhecimento à Márcia Maria Henrique assistente social no setor de reabilitação, pela competência, presteza e zelo, se dedicando e se comprometendo. Por tamanho profissionalismo e dedicação ao serviço público, receba essa homenagem como forma de reconhecimento e agradecimento.
Aprovada
43 - Moção nº 10 de 2024
Autor: Juninho Enfermeiro
MOÇÃO DE AGRADECIMENTO E RECONHECIMENTO PÚBLICO à servidora Ana Paula Leite Moreira pela competência, presteza e zelo, se dedicando e se comprometendo. Por tamanho profissionalismo e dedicação ao serviço público, receba essa homenagem como forma de reconhecimento e agradecimento.
Aprovada
44 - Moção nº 11 de 2024
Autor: Juninho Enfermeiro
MOÇÃO DE AGRADECIMENTO E RECONHECIMENTO PÚBLICO a servidora Silvania Satler pela competência, presteza e zelo, se dedicando e se comprometendo. Por tamanho profissionalismo e dedicação ao serviço público, receba essa homenagem como forma de reconhecimento e agradecimento.
Aprovada
45 - Moção nº 12 de 2024
Autor: Zé Eugênio
Moção de Pesar pelo falecimento da Sra. Alcedina Maria de Jesus.
Aprovada
46 - Moção nº 13 de 2024
Autor: Zé Eugênio
Moção de Pesar pelo falecimento da Sra. Calma Seleste de Souza.
Aprovada
47 - Moção nº 14 de 2024
Autores: Inspetor Juninho Linhares, Administrador Rodrigo, Eleonora Maira, Rose Mary
Moção de Pesar pelo falecimento do Sr. Gilberto Alves Cerqueira, ocorrido em 09/01/2024.
Aprovada
48 - Moção nº 15 de 2024
Autor: Poder Legislativo Municipal
Moção de Pesar pelo falecimento do jogador e técnico de futebol Ubiratan Araújo (Bira).
Aprovada
49 - Moção nº 16 de 2024
Autor: Administrador Rodrigo
Moção de reconhecimento ao Sicoob Credilivre pelo recebimento do troféu bronze do premio somoscoop excelência em gestão.
Aprovada
50 - Moção nº 17 de 2024
Autores: Administrador Rodrigo, Eleonora Maira
Moção de Pesar pelo falecimento de Luiz Cesar Rocha, ocorrido em 14/01/2024.
Aprovada
51 - Moção nº 18 de 2024
Autor: Eleonora Maira
Moção de Pesar pelo falecimento de Geraldo Magela de Oliveira, ocorrido em 14/01/2024.
Aprovada
52 - Moção nº 19 de 2024
Autor: Inspetor Juninho Linhares
Moção de Congratulações pelos 20 anos da Casa do Pintor.
Aprovada
53 - Moção nº 20 de 2024
Autor: Inspetor Juninho Linhares
Moção de Congratulações pelos 25 anos do Grupo Amarelinha.
Aprovada
54 - Moção nº 21 de 2024
Autor: Rose Mary
Moção de Pesar pelo falecimento do Sr. Aderson Heringer.
Aprovada
55 - Moção nº 22 de 2024
Autor: Administrador Rodrigo
Moção de Pesar pelo falecimento da Sra. Divina Conceição Gomes.
Aprovada
56 - Moção nº 23 de 2024
Autor: Zé Eugênio
Moção de Pesar pelo falecimento da Sra. Gercina Gomes Souza.
Aprovada
57 - Moção nº 24 de 2024
Autor: Eleonora Maira
Moção de Reconhecimento ao Hospital César Leite pela inauguração da nova unidade de urgência e emergência. O compromisso e dedicação demonstrados por esta instituição na melhoria do atendimento de urgência e emergência são louváveis e impactam positivamente a nossa cidade .Este avanço representa um marco significativo na prestação de serviços de saúde à população, é motivo de orgulho para todos nós. Agradecemos e parabenizamos toda a equipe do Hospital César Leite pelo excelente trabalho.
Aprovada
58 - Moção nº 25 de 2024
Autor: Eleonora Maira
Moção de aplauso aos novos conselheiros que foram empossados no dia 10/01/2024. Parabenizamos e aplaudimos os novos membros do Conselho Tutelar pela sua posse. Que este momento represente o início de um árduo, porém nobre trabalho em prol da proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes de nossa Cidade .Que suas ações sejam sempre pautadas pela ética, comprometimento e amor ao próximo.
Aprovada
59 - Moção nº 26 de 2024
Autor: Allan do Alaor
Moção de Pesar pelo falecimento da Sra. Maria José de Freitas.
Aprovada
60 - Moção nº 27 de 2024
Autor: Allan do Alaor
Moção de Pesar pelo falecimento do Sr. Mario Lúcio de Souza.
Aprovada
61 - Moção nº 28 de 2024
Autores: Allan do Alaor, Jânio do Catinga
Moção de Pesar pelo falecimento da Sra. Alcemira Portugal de Albuquerque, ocorrido em 09/01/2024.
Aprovada
62 - Moção nº 29 de 2024
Autores: Allan do Alaor, Administrador Rodrigo, Eleonora Maira, Inspetor Juninho Linhares
Moção de Pesar pelo falecimento de Wemerson Pires de Castro, em 18/01/2024.
Aprovada
63 - Moção nº 30 de 2024
Autores: Cléber Benfica, Allan do Alaor
Moção de Pesar pelo falecimento do Sr. Adair Balbino de Carvalho.
Aprovada
64 - Moção nº 31 de 2024
Autor: Cléber Benfica
MOÇÃO DE REPÚDIO CONTRA congelamento de salários dos servidores públicos pelo mesmo período de adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), cuja adoção depende da autorização da Assembleia Legislativa por meio do Projeto de Lei nº 1209/2019.
Aprovada
65 - Indicação nº 1 de 2024
Autor: Administrador Rodrigo
INDICA A CONSTRUÇÃO DE UM POSTO DE SAÚDE NA COMUNIDADE DO CÓRREGO SÃO SEBASTIÃO, AO LADO DA ESCOLA MUNICIPAL ZECA BULINGA.
Aprovada
66 - Indicação nº 2 de 2024
Autor: Administrador Rodrigo
INDICA A COMPLEMENTAÇÃO ASFÁLTICA NO TRECHO ENTRE PONTE DO SILVA ATÉ A IGREJINHA DA COMUNIDADE DA RAIZ.
Aprovada
67 - Indicação nº 3 de 2024
Autor: Administrador Rodrigo
INDICA A ADEQUAÇÃO NO ROLAMENTO DA RUA JOSÉ FLORÊNCIO DA SILVA, BAIRRO SÃO JORGE. PARA QUE AS ÁGUAS ORIUNDAS DAS CHUVAS POSSAM ESCOAR PARA REDE PLUVIAL EXISTENTE.
Aprovada
68 - Indicação nº 5 de 2024
Autores: Gilsinho, Juninho Enfermeiro
INDICAM AO EXECUTIVO MUNICIPAL A EXECUÇÃO COM URGÊNCIA DO PROJETO DE REDE PLUVIAL E FLUVIAL NA VILA DE BAIXO NO DISTRITO DE VILANOVA.
Aprovada
69 - Indicação nº 6 de 2024
Autor: Allan do Alaor
INDICA A CONSTRUÇÃO DE REDE PLUVIAL NA RUA SÃO JOÃO EVANGELISTA LIGANDO A RUA SÃO MATEUS, E COM A ESCADARIA SÃO GABRIEL, BAIRRO SANTA TEREZINHA, MANHUAÇU, MG.
Aprovada
70 - Indicação nº 7 de 2024
Autor: Allan do Alaor
INDICA A CRIAÇÃO DO PROJETO EDUCANDO ALFABETIZAÇÃO DIGITAL NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE MANHUAÇU.
Aprovada
71 - Indicação nº 8 de 2024
Autor: Allan do Alaor
INDICA A INSTALAÇÃO DE TELA DE PROTEÇÃO CONTRA POMBOS, JUNTO A PAREDE DE TIJOLOS (ELEMENTO VAZADO) DO GINÁSIO POLIESPORTIVO OSVALDO SAD. (Foto em anexo)
Aprovada
72 - Indicação nº 9 de 2024
Autores: Gilsinho, Juninho Enfermeiro
INDICAM O ASFALTAMENTO DA RUA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO EM VILANOVA
Aprovada
73 - Indicação nº 10 de 2024
Autores: Gilsinho, Juninho Enfermeiro
INDICAM A REFORMA DA QUADRA TATÃO SILVÉRIO EM VILANOVA.
Aprovada
74 - Indicação nº 11 de 2024
Autor: Eleonora Maira
INDICA O RECAPEAMENTO ASFÁLTICO DA RUA PADRE FORTUNATO DE CARVALHO, BAIRRO SANTO ANTÔNIO.
Aprovada
75 - Indicação nº 12 de 2024
Autor: Eleonora Maira
INDICA AO PODER EXECUTIVO A REVITALIZAÇÃO DA CICLOVIA DA BR-262, ENTRE O TREVO DO CAFEICULTOR E O BAIRRO PONTE DE ALDEIA, COM MELHORIAS DE SINALIZAÇÃO, PINTURA DE FAIXAS EXCLUSIVAS E MAIS SEGURANÇA PARA OS CICLISTAS.
Aprovada
76 - Indicação nº 13 de 2024
Autor: Eleonora Maira
INDICA A CONSTRUÇÃO DE UM MURO NA RUA MANOEL MARTINS XAVIER, BAIRRO SANTA TEREZINHA.
Aprovada
77 - Indicação nº 14 de 2024
Autor: Rose Mary
INDICA A CONCLUSÃO DA OBRA DE CONSTRUÇÃO DA PRACINHA DE BOM JESUS DE REALEZA.
Aprovada
78 - Indicação nº 15 de 2024
Autor: Rose Mary
INDICA A CONCLUSÃO DE OBRA DE ASFALTAMENTO DA ESTRADA DE BOM JESUS DE REALEZA ATÉ A BR 116.
Aprovada
79 - Indicação nº 16 de 2024
Autor: Rose Mary
INDICA A PREFEITURA DE MANHUAÇU CALÇAMENTO OU ASFALTAMENTO DO FINAL DA RUA SAINDO DE SANTO AMARO AO CÓRREGO JATOBÁ.
Aprovada
80 - Indicação nº 17 de 2024
Autores: Gilsinho, Juninho Enfermeiro
INDICAM A REFORMA E REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA DA AVENIDA JK, NO DISTRITO DE VILANOVA.
Aprovada
81 - Indicação nº 18 de 2024
Autores: Gilsinho, Juninho Enfermeiro
INDICAM A INSTALAÇÃO DE CÂMERAS DE MONITORAMENTO NO DISTRITO DE VILANOVA.
Aprovada
82 - Indicação nº 19 de 2024
Autores: Gilsinho, Juninho Enfermeiro
INDICAM AO EXECUTIVO MUNICIPAL CALÇAMENTO DA RUA FRANCISCO CAMILO EM VILANOVA.
Aprovada
83 - Indicação nº 20 de 2024
Autor: Mariley Assistente Social
INDICA A AMPLIAÇÃO E REFORMA DAS PRAÇAS DO DISTRITO DE SACRAMENTO.
Aprovada
84 - Indicação nº 21 de 2024
Autor: Mariley Assistente Social
INDICA CALÇAMENTO DO PÁTIO DA IGREJA CATÓLICA SÃO JOSÉ, NA COMUNIDADE DO PALMITAL.
Aprovada
85 - Indicação nº 22 de 2024
Autor: Jânio do Catinga
INDICA A PREFEITURA DE MANHUAÇU, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO, REALIZE A FEIRA GASTRONÔMICA NO DISTRITO REALEZA, POIS O MESMO AINDA NÃO RECEBEU O EVENTO.
Aprovada
86 - Indicação nº 23 de 2024
Autor: Jânio do Catinga
INDICA QUE SEJA REALIZADO ESTUDO PARA CORTE PREVENTIVO E PODA DE ÁRVORES, NAS MARGENS DA RODOVIA BR-116, NO PERÍMETRO URBANO DO DISTRITO DE REALEZA, EM ESPECIAL NA PARTE QUE NÃO É ADMINISTRADA PELA CONCESSIONÁRIA ECORIOMINAS.
Aprovada
87 - Indicação nº 24 de 2024
Autor: Jânio do Catinga
INDICA QUE SEJA FEITO ESTUDO PARA AVALIAR A POSSIBILIDADE DE SUPRESSÃO PREVENTIVA DE ÁRVORE NA PRAÇA DOS RODOVIÁRIOS, DISTRITO DE REALEZA, TENDO EM VISTA O RISCO DE ACIDENTES NO LOCAL.
Aprovada



Votações Nominais - Matérias da Ordem do Dia
Matéria Votos
Projeto de Lei nº 119 de 2023
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  • Projeto de Lei nº 117 de 2023
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  • Projeto de Lei nº 116 de 2023
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  • Emenda a Projeto de Lei nº 2 de 2024
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